Política de Cookies & Privacidade

Prometemos não fazermos nada de errado com teus dados e nunca vender ou compartilhar teus dados com terceiros sem o teu consenso. Além disso, iremos apagar todos os teus dados caso deixe a plataforma ou envie-nos um pedido por escrito. Sem problemas. Sem maldade.

Nesta declaração de privacidade:

Serviços refere-se a quaisquer produtos, serviços, conteúdos, funcionalidades, tecnologias ou funções e todos os websites, aplicações e serviços relacionados que lhe são oferecidos por nós.

Plataforma refere-se aos websites, aplicações móveis, websites móveis ou quaisquer outras propriedades online através das quais lhe oferecemos os nossos Serviços.

1. Quem somos?

O principal responsável pelo tratamento dos seus dados para efeitos dos nossos serviços internacionais é a Sideline. Os dados de contacto relevantes encontram-se descritos na secção 14.

2. Que dados recolhemos a seu respeito?

2.1.1 Dados fornecidos por interação direta

Registo e outras informações de conta

Quando se regista para usar os nossos Serviços, poderemos recolher a seguinte informação:

  • Caso se queira registar na Plataforma, apenas lhe será solicitado o seu endereço de email;
  • Caso se registe utilizando uma conta Google: nome, apelido e endereço de email;
  • Caso se registe utilizando uma conta Facebook: nós recolhemos o nome e apelido conforme aparece na sua conta de Facebook e no seu perfil de Facebook. Caso tenha dado permissão ao Facebook através da opção de privacidade na aplicação (opção que lhe irá surgir imediatamente antes de se registar na Plataforma), poderemos recolher o seu género, idade ou endereço de email, dependendo das permissões que tenha dado; e
  • Caso se registe utilizando o seu número de telemóvel, nós recolhemos o seu número de telemóvel.
  • Dependendo das escolhas que faz no início de sessão nos nossos Serviços ou durante o processo de utilização dos nossos Serviços, poderá optar por fornecer, adicionalmente, os seguintes dados pessoais:
    • o seu nome;
    • morada de residência;
    • número de identificação fiscal;
    • número de telemóvel;
    • dados do seu cartão de crédito caso queira comprar os nossos serviços pagos como definido nos nossos Termos de Utilização.

Comunicação através da funcionalidade de chat na nossa Plataforma

Quando usa a nossa funcionalidade de chat para comunicar com outros utilizadores, recolhemos informação que escolha fornecer a outros utilizadores através desta funcionalidade.

Conversações telefónicas com a nossa equipa de Apoio ao Cliente

Quando nos contacta por telefone ou escolhe ser contactado por telefone por um dos representantes do nosso Apoio ao Cliente, nós ocasionalmente gravamos a conversação, sujeito ao seu consentimento expresso, com o propósito de melhorar a nossa prática de interação com o cliente.

Gravações em formato de vídeo ou áudio para estudos específicos de interação com clientes

Quando aceitar expressamente participar em estudos de interação organizados pela Sideline com os clientes, iremos gravar a sua interação com a nossa equipa. Por cada estudo ao cliente organizado pela Sideline, nós iremos fornecer a informação necessária sobre o modo como processamos os seus dados pessoais e a razão pelo qual o estamos a fazer.

Participação nos nossos inquéritos de utilizadores

Com vista a melhorar a qualidade dos seus serviços, a Sideline, pode enviar, ocasionalmente, inquéritos para avaliar a satisfação geral dos utilizadores relativamente à qualidade dos serviços da Sideline. Nesse sentido, processaremos apenas a informação relativamente à sua “session long” (trata-se de um identificador aleatório atribuído quando é feito o download da nossa aplicação móvel).

Podemos também processar o seu e-mail ou número de telefone para entrar em contato consigo e convidar-lhe a participar em um dos nossos testes de experiência do utilizador (UX) ou em uma entrevista com a nossa equipa.

2.1.2 Dados que recolhemos automaticamente quando usa os nossos Serviços

Quando interage com a nossa Plataforma ou usa os nossos Serviços, recolhemos automaticamente as seguintes informações sobre si:

Informações sobre o Dispositivo

  • Recolhemos informação específica sobre o dispositivo, como por exemplo, a versão de sistema operativo ou identificadores únicos. Por exemplo, o nome da rede móvel que está a usar. Associamos esse dispositivo aos identificadores de dispositivo da sua conta Sideline. 
 

Informações de Localização

  • Dependendo das permissões no seu dispositivo, se publicar um artigo na nossa Plataforma, iremos recolher e processar automaticamente a informação acerca da sua localização atual. Usamos várias tecnologias para determinar a localização, incluindo o endereço de IP, GPS, pontos de acesso Wi-fi e torres de dados móveis. Os seus dados de localização permitem-lhe visualizar artigos de utilizadores perto de si e ajudam-no a publicar artigos na área em que se encontre. Caso tenhamos de ter acesso aos seus dados de localização, primeiro irá aparecer uma janela pop-up para lhe solicitar autorização para acedermos aos seus dados de localização. Se não nos permitir aceder aos seus dados de localização, poderá ainda assim utilizar os nossos Serviços, mas com funcionalidades limitadas. Se nos permitir aceder aos seus dados de localização, tal autorização pode ser sempre alterada no futuro, acedendo às definições da Plataforma e desativar as permissões relacionadas com a partilha da localização. Para saber mais sobre os propósitos de usar seus dados de localização e como esses dados são processados, por favor consulte a Seção 4.2 (ii) desta Declaração de Privacidade.

Dados de Cliente e de Registo

  • Detalhes técnicos, incluindo o Protocolo de Internet (IP) do seu dispositivo, fuso horário e sistema operativo. Também iremos armazenar a sua informação de início de sessão (data de registo, data da última alteração de palavra-passe, data do último início de sessão realizado com sucesso), o tipo e a versão do seu navegador.

Dados de clickstream

  • Recolhemos informação acerca da sua atividade na nossa Plataforma, incluindo os websites que usou para aceder à nossa Plataforma, registo de data e hora de cada visita, pesquisas realizadas, listagens ou banners de publicidade a que tenha acedido, a sua interação com esses anúncios de publicidade ou listagens, duração da sua visita e a ordem em que acedeu ao conteúdo na nossa Plataforma.

Cookies e Tecnologias Similares

  • Usamos cookies para gerir as sessões dos nossos utilizadores, para armazenar as suas preferências de idioma e para lhe fornecer anúncios relevantes. “Cookies” são pequenos ficheiros de texto transferidos por um servidor Web para o disco rígido do seu dispositivo. Os Cookies podem ser usados para recolher a data e a hora da sua visita, o seu histórico de navegação, as suas preferências e o seu nome de utilizador. Pode programar o seu navegador para recusar alguns ou todos os cookies, ou para o alertar sempre que um website instale ou aceda a cookies. Se desativar ou recusar cookies, queira por favor ter em conta que algumas partes dos nossos Serviços/Plataforma poderão ficar inacessíveis ou não funcionar corretamente.

2.1.3 Dados de terceiros ou fontes publicamente disponíveis.


Recebemos dados pessoais sobre si de vários terceiros [e fontes publicamente disponíveis] conforme descrito abaixo:

  1. Certas informações técnicas e de uso de fornecedores de dados de análise, como a Google;
  2. Dados de contacto para operações de negócio em redes de publicidade, tais como fornecedores de dados relacionados com os parceiros de operações e serviços (Exemplo: dados de atividades de negócio); e 
  3. Dados de utilização dos Serviços na Plataforma relacionados com os Serviços ou transações. (Exemplo: dados relacionados diretamente com os anúncios publicados na Plataforma para prevenir situações de fraude e reportar tais casos às respetivas entidades). 

3. Recolhemos dados de menores?

Os nossos Serviços não se destinam a menores de 16 anos e não recolhemos de forma consciente dados de ninguém com menos de 16 anos. Se nos apercebermos de que um menor de 16 anos nos deu os seus dados, apagaremos imediatamente tais dados.

4. Porque é que processamos a sua informação pessoal?

Apenas usamos os seus dados pessoais quando tal é permitido por lei. Na maioria das vezes, usaremos os seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias:

  1. Quando necessitarmos de cumprir o contrato que estamos prestes a celebrar ou que celebrámos consigo.
  2. Sempre que seja necessário para os nossos interesses legítimos melhorar os nossos Serviços e fornecer-lhe uma Plataforma segura.
  3. Sempre que tenhamos de cumprir as obrigações legais ou regulamentares.
  4. Quando nos dá o seu consentimento expresso (por exemplo, para gravações em formato de áudio ou vídeo).

Em determinadas circunstâncias poderemos também processar os seus dados pessoais com base no seu consentimento. Se o fizermos, informá-lo-emos do motivo e da categoria dos dados pessoais a serem processados no momento em que solicitarmos o seu consentimento.

Estabelecemos abaixo uma descrição de como usamos os seus dados pessoais e em que bases legais nos baseamos para o fazer. Identificamos também quais são os nossos interesses legítimos, sempre que necessário.

4.1. Para efeitos de disponibilizar o acesso e prestar os Serviços através da nossa Plataforma

  1. Se iniciar sessão na Plataforma usando o seu número de telefone ou ID de email, usaremos o seu nome e apelido, número de telefone e/ou o endereço de email para o identificar como utilizador e permitir que aceda à nossa Plataforma.
  2. Se entrar através da sua conta de Facebook, usaremos o nome e apelido do seu perfil de Facebook e o endereço de email do Facebook para o identificar como utilizador na nossa Plataforma e permitir que aceda à nossa Plataforma.
  3. a informação de início de sessão acima referida é também usada por nós para lhe fornecer os nossos Serviços de acordo com os nossos Termos de Utilização.
  4. Usamos o seu endereço de email e número de telemóvel para lhe fazer sugestões e recomendações acerca dos nossos Serviços que possam ser do seu interesse.

Processamos a informação acima descrita para a execução adequada do contrato celebrado consigo e na base do nosso interesse legítimo em executar atividades de marketing para lhe oferecer Serviços que possam ser do seu interesse.

4.2. Para melhorar a sua experiência na Plataforma 

i. Usamos dados de clickstream para

  • fornecer conteúdo direcionado, por exemplo, disponibilizando-lhe resultados de pesquisa mais relevantes sempre que usa os nossos Serviços.
  • para determinar quanto tempo despende na nossa Plataforma e de que forma navega através da nossa Plataforma, para que possamos compreender os seus interesses e melhorar os nossos Serviços com base nestes dados. Por exemplo, podemos fornecer-lhe sugestões sobre conteúdos que pode visitar com base nos conteúdos a que tenha acedido.
  • para monitorizar e comunicar a eficácia de campanhas publicitárias direcionadas para os nossos parceiros de negócios e para análises de negócios internas.

ii. Usamos os seus dados de localização para os seguintes fins:

  • para compilar informação anónima e agregada acerca das caraterísticas e comportamentos dos utilizadores da Sideline, incluindo para efeitos de análise de negócios, segmentação e desenvolvimento de perfis anónimos.
  • para melhorar o desempenho dos nossos Serviços e personalizar o conteúdo que direcionamos para si. Por exemplo – com a ajuda de dados de localização, exibimos listas de anúncios que se encontrem próximas de si para melhorar a sua experiência de compra. Para este efeito, o serviço Google Maps está integrado na nossa Plataforma. O Google Maps é fornecido por nós e pelo Google, atuando ambos como responsáveis pelo tratamento independentes. Isso significa que o Google e nós somos responsáveis pelo processamento dos seus dados de localização no contexto do Google Maps. Em qualquer caso, não processaremos os seus dados de localização para quaisquer outros fins, que não sejam os identificados nesta Declaração de Privacidade. No entanto, o Google pode processar esses dados de localização para seus próprios fins, conforme explicado na Política de Privacidade do Google, que pode ser consultada aqui. O uso que faça do Google Maps por meio da nossa Plataforma está sujeito aos Termos de Serviço do Google Maps.

iii. Com a ajuda da sua informação de início de sessão, que inclui o seu ID de email e número de telefone, mapeamos os diferentes dispositivos (como computadores, telemóveis, tablets) usados por si para aceder à nossa Plataforma. Tal permite-nos associar a sua atividade na nossa Plataforma de modo transversal através de dispositivos e ajuda-nos a dar-lhe uma experiência perfeitamente integrada independentemente do dispositivo que esteja a usar.

iv. Ao iniciar a sessão com a sua identificação (ID) de utilizador e “session long”, podemos, ocasionalmente, enviar-lhe inquéritos para avaliar a sua satisfação geral relativamente à qualidade dos serviços da Sideline. Na sequência do envio do referido inquérito, podemos também solicitar-lhe o seu email ou número de telefone para entrar em contato consigo e convidar-lhe a participar em um dos nossos testes de experiência do utilizador (UX) ou em uma entrevista com a nossa equipa. 

v. Acedemos e analisamos as suas comunicações realizadas através da nossa funcionalidade de chat com outros utilizadores, através da nossa Plataforma, para melhoria do produto e para melhorar a sua experiência como utilizador na nossa Plataforma (por exemplo, para identificar itens vendidos e fornecer apenas anúncios ativos). Nesse sentido, desenvolvemos e treinamos modelos e algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) para analisar automaticamente o conteúdo do seu chat. Com vista a criar e treinar nossos modelos de machine learning, nossos especialistas em machine learning podem rever manualmente o conteúdo exemplar do chat. Nessas situações, os especialistas selecionados de machine learning têm o direito de acesso, altamente restrito, ao conteúdo do chat. Durante esse processo de análise, identificamos ao máximo possível o conteúdo do chat, aplicando-se um filtro de verificação para detetar e ocultar dados pessoais, como nomes, números de telefone e endereços de email. No entanto, ainda pode ocorrer situações fora do nosso controlo em que o conteúdo do chat possa revelar determinados dados pessoais que o utilizador tenha fornecido.

Processamos a informação acima descrita tendo por base o nosso interesse legítimo em melhorar a sua experiência na nossa Plataforma e para garantir um desempenho adequado do contrato que celebrámos consigo.

4.3 Para lhe fornecer uma Plataforma segura

i. Usamos o seu número de telefone, dados de acesso e identificadores únicos do seu dispositivo para gerir e proteger a nossa Plataforma (incluindo a resolução de problemas, análise de dados, testes, prevenção de fraude, manutenção de sistema, assistência, comunicação e armazenamento de dados).

ii. Acedemos e analisamos as suas comunicações realizadas através da nossa funcionalidade de chat com outros utilizadores, através da nossa Plataforma, para satisfação do cliente, segurança e para fins de prevenção de fraudes (por exemplo, para bloquear spam ou mensagens abusivas que possam ter-lhe sido enviadas por outros utilizadores). Nesse sentido, desenvolvemos e treinamos modelos e algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina), para ajudar a Sideline a detetar e prevenir automaticamente o comportamento inadequado, abusivo e fraudulento do utilizador. Apenas em determinadas situações e circunstâncias, nossos especialistas em segurança e proteção do cliente irão analisar o conteúdo do chat manualmente. Nessas circunstâncias, os direitos de acesso são altamente restritos aos especialistas selecionados para proteção e segurança do cliente, que analisam o conteúdo do chat. Durante o processo de análise, despersonalizamos o conteúdo do chat ao máximo possível, anonimizando os valores de identificação exclusivos atribuídos aos usuários. No entanto, ainda pode ocorrer situações fora do nosso controlo em que o conteúdo do chat possa revelar determinados dados pessoais que o utilizador tenha fornecido.

Processamos a informação acima descrita para um cumprimento adequado do nosso contrato celebrado consigo, para melhorar os nossos serviços e na base dos nossos interesses legítimos em matéria de prevenção de fraude.

4.4 Para lhe fornecer um apoio ao cliente topo de linha

  • Gravamos as suas conversações com os membros da nossa Equipa de Apoio Cliente, sujeito apenas ao seu acordo expresso;
  • Se concordar em participar nos estudos ocasionais de interação da Sideline, iremos gravar a sua interação com a nossa equipa, com vista a melhor os serviços que lhe prestamos, enquanto nosso cliente.

Processamos os dados pessoais identificados acima para análise posterior da sua interação com os membros da nossa Equipa de Apoio ao Cliente e da equipa vendas (conforme o caso) e para melhorar a forma como os membros da nossa equipa prestam serviços aos clientes da Sideline. 

Poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento sem qualquer encargo através de um pedido a ser enviado para a Sidiline para os dados de contacto identificados na Secção 14. Todas as atividades de processamento realizadas até à retirada do consentimento serão válidas. 

5.Como o iremos informar acerca das alterações à nossa declaração de privacidade?

Poderemos alterar a presente declaração de privacidade periodicamente. Publicaremos as alterações nesta página e iremos dar-lhe conhecimento de tais alterações por email ou através da nossa Plataforma. Se não concordar com estas alterações, poderá encerrar a sua conta acedendo às definições de conta e acedendo à opção apagar conta.

6. Os seus direitos

Em determinadas circunstâncias, e nos termos das leis de proteção de dados, tem direitos relativos aos seus dados pessoais.

Se desejar usar qualquer um dos direitos a seguir descritos, queira por favor aceder às nossas definições de conta/privacidade ou contacte-nos através do nossa Página de Contacto:

  • Direito de solicitar acesso aos seus dados pessoais (conhecido como “pedido de acesso do titular dos dados”). Tal permite-lhe receber uma cópia dos dados pessoais que temos sobre si e verificar se estamos a processá-los nos termos da lei.
  • Direito de solicitar correções a quaisquer dados que tenhamos sobre si. Tal permite-lhe corrigir quaisquer dados incompletos ou incorretos que tenhamos sobre si, apesar de sermos obrigados a verificar a exatidão dos novos dados que nos fornece.
  • Direito de solicitar a limitação de processamento dos seus dados pessoais. Tal permite-lhe solicitar a suspensão do processamento dos seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias: (a) se pretender que determinemos a exatidão dos dados; (b) sempre que o nosso uso dos dados não cumprir com a lei; (c) sempre que necessite que guardemos os seus dados, mesmo não necessitando dos mesmos, para o caso de precisar de estabelecer, exercer ou defender-se de ações judiciais; ou (d) caso tenha discordado do nosso uso dos seus dados pessoais, embora sejamos obrigados a verificar se existem interesses legítimos superiores para continuarmos a usá-los.
  • Direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais. Tal permite-lhe solicitar que apaguemos ou removamos os seus dados pessoais sempre que não exista uma boa razão para os continuarmos a processar. Também tem o direito de nos solicitar que apaguemos ou removamos os seus dados pessoais sempre que tenha exercido com sucesso o seu direito de recusar o processamento dos mesmos (ver abaixo), sempre que tenhamos processado a sua informação ilicitamente ou sempre que estejamos obrigados a apagar os seus dados pessoais para efeitos do cumprimento da lei local. Queira por favor ter em conta que, para determinados efeitos, poderemos ser legalmente obrigados a reter os seus dados. Queira por favor consultar também a secção 11.
  • Direito de se opor ao processamento dos seus dados pessoais sempre que recorremos a um interesse legítimo (ou ao interesse legítimo de um terceiro) e sempre que exista algo relacionado com a sua situação pessoal que o leve a contestar o seu processamento nestes termos, por considerar que tal possa ter um impacto fundamental nos seus direitos fundamentais e garantias. Tem também o direito de se opor sempre que processarmos os seus dados pessoais para efeitos de marketing direto. Em alguns casos, poderemos demonstrar que temos razões legítimas e imperiosas que se sobreponham aos seus direitos e garantias para processar a sua informação.
  • Direito de solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais para si ou para um terceiro. Iremos fornecer-lhe, ou fornecer a um terceiro à sua escolha, os seus dados pessoais num formato estruturado, usado normalmente, e legível eletronicamente. Note-se que este direito apenas se aplica à informação automatizada relativamente à qual nos deu inicialmente o seu consentimento para utilização ou em situações em que tenhamos usado a informação para efeitos do cumprimento do contrato que celebrámos consigo.
  • Direito de retirar o consentimento, em qualquer momento, para o processamento dos seus dados pessoais. Tal não afeta a legalidade de qualquer processamento que já tenhamos levado a cabo com base no consentimento previamente dado.

Normalmente sem aplicação de taxas: Não terá de pagar nenhuma taxa para aceder aos seus dados pessoais (ou exercer qualquer um dos outros direitos). No entanto, poderemos cobrar uma taxa razoável se o seu pedido for manifestamente infundado, repetitivo ou excessivo. Por outro lado, poderemos recusar-nos a cumprir o seu pedido nestas circunstâncias.

Prazo de resposta: Tentamos responder a todos os pedidos legítimos no prazo de um mês. Ocasionalmente, poderemos demorar mais de um mês caso o seu pedido seja particularmente complexo ou caso tenha efetuado vários pedidos. Nesse caso, iremos notificá-lo e mantê-lo-emos informado.

Além disso, tem o direito de fazer uma reclamação, em qualquer momento, à autoridade de proteção de dados responsável, nos termos da secção 15.

No entanto, antes de apresentar uma reclamação à autoridade de proteção de dados, gostaríamos de ter a oportunidade de lidar com as suas preocupações em primeira instância, pelo que agradecemos que utilize o nosso Formulário de Contacto.

7. Comunicação e marketing

Iremos comunicar consigo por email, SMS ou notificação através da aplicação associada aos nossos Serviços/Plataforma para confirmar o seu registo, informá-lo no caso de a sua listagem de anúncios se ter iniciado/expirado e para outras mensagens transacionais relacionadas com os nossos Serviços. Uma vez que tais mensagens transacionais são obrigatórias para nós, não as poderá recusar.

Pode, no entanto, pedir-nos, em qualquer momento, que deixemos de lhe enviar comunicações de marketing, bastando, para tal, aceder ao link de recusa [opt-out] na mensagem de email ou SMS que lhe tenha sido enviada ou alterando as suas definições de comunicação na sua conta. Caso tenha problemas em alterar as suas definições, queira por favor contactar-nos através do nosso Formulário de Contacto.

Poderá receber comunicações de marketing da nossa parte se:

  • tiver solicitado tal informação;
  • usar a nossa Plataforma ou Serviços;
  • nos tiver fornecido os seus detalhes ao participar num concurso; ou
  • se tiver registado numa promoção.

8. Onde armazenamos os seus dados e durante quanto tempo?

Os dados que recolhemos sobre si serão armazenados e processados tanto dentro como fora do EEE em servidores seguros de modo a disponibilizar a melhor experiência possível ao utilizador. Por exemplo: para ligações rápidas ao website ou à aplicação móvel.

Apenas conservaremos os seus dados pessoais durante o tempo que for necessário para servir os propósitos para os quais os recolhemos, incluindo para efeitos de cumprir qualquer tipo de requisitos legais, contabilísticos ou de comunicação.

Para determinar o período de retenção adequado aos dados pessoais, temos em consideração o montante, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de dano pela divulgação ou uso não autorizados dos seus dados pessoais, os motivos pelos quais processamos os seus dados pessoais e se conseguimos cumprir esses motivos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

Se não houver atividade na sua conta por um período superior a 24 meses, reservamo-nos o direito de eliminar a sua conta, o que significa que não poderá voltar a usá-la. No entanto, não iremos eliminar a sua conta quando tiver transações abertas ou tiver direito a um reembolso ou reembolso de crédito de nossa parte. Antes de a sua conta ser eliminada, entraremos em contacto para verificar se pretende continuar a usar a sua conta.

Caso tenha questões relacionadas com o período de retenção dos seus dados pessoais, queira por favor contactar-nos através do nosso Formulário de Contacto

9. Links para websites de terceiros

A nossa Plataforma pode conter links para websites ou aplicações de terceiros. Se aceder a um desses links, queira por favor ter em conta que cada um terá a sua própria política de privacidade. Não controlamos esses websites/aplicações e não somos responsáveis por essas políticas. Ao sair da nossa Plataforma, recomendamos que leia a declaração de privacidade de todos os websites que visita.

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